Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

sábado, 26 de janeiro de 2019

La Dolce Juventude

PARECE MAIS JOVENS DO QUE SÃO
Em Campodimele, uma vila medieval encravada nas montanhas entre Roma e Nápoles - Itália, doença é algo desconhecido e boa parte de seus aproximadamente 800 moradores, parece bem mais jovens do que são. 


A "rapaziada, na casa dos 80/90 anos e outra centena de mais de 80, continuam trabalhando no campo e em casa. 
Está faltando eu aí


                                                    Nos últimos tempos, jornalistas e médicos do mundo inteiro tem conversado com os bem-humorados velhinhos para saber qual o segredo de tal longevidade. 

"Comemos muita massa, feijão, legumes, pão integral frutas, pouco frango e jogamos cartas todas as tardes", 
diz os sorridentes moradores. 

Lá, o inverno não é rigoroso, e o verão é suavizado pela brisa, que sopra do mar distante 20 quilômetros.  

É uma comuna italiana da região do Lácio, província de Latina. 

 Faz parte da rede das Aldeias mais bonitas de Itália.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

UM DIA NA TERRA



A BÍBLIA DA ECOLOGIA

Quando o mundo se deu conta de seus problemas ambientais?

Quando os homens despertaram para as necessidades de preservação?

Talvez nenhum momento tenha sido tão importante para sanar tal consciência quanto ao livro Primavera Silenciosa lançado em 1962, da bióloga norte americana Raquel Louise Carson.

Numa América pós-guerra deslumbrada com os poderes da ciência e da indústria, o livro soou como um primeiro assustador alerta acerca da convivência crescente e perigosa dos seres com os produtos químicos. Advertia a respeito da urgência de um controle absoluto sobre o uso de pesticidas – especialmente o DDT, mortal para os peixes e pássaros. 

Pássaro vitima do vazamento de um navio petroleiro

Semanas depois de ser lançado, já provocava as mais diversas opiniões. Mais de quatro milhões de cópias foram vendidas.

Mesmo políticos conservadores reconheceram que o livro mudaria o curso da História.

Nessa esteira da polêmica, os anos seguintes anunciaram várias leis ambientais pioneiras, como a proibição do DDT e um acordo mundial contra produtos destruidores da camada de ozônio.

Medidas que ainda tentam evitar a chegada do dramático futuro previsto por Raquel – um mundo de primavera sem o canto dos pássaros.

Nota bibliográfica

DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano) foi o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado durante e após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores de doenças como malária e dengue.

Devido a esses e outros fatores, foi banido de muitos países e o seu uso é bastante controlado nos demais, sendo necessária a autorização e supervisão de um agrônomo na compra e utilização, bem como a assinatura de um documento de comprometimento de uso, na dosagem indicada e de equipamentos de proteção individual.
............................................. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

MARSELHA



DESCUBRA MARSELHA

Continuando nossa travessia Europa Brasil, chegamos a terras francesas. A estibordo do transatlântico, enxergamos Planier, uma ilha natural, localizada perto do porto de Marselha, uma atração para os turistas que passam pela região, também mencionada no famoso livro,

”The Count of Monte Cristo”, 

é um romance da literatura francesa escrita por Alexandre Dumas.


Marseille é a segunda cidade mais populosa da França (cerca de 1.000.000 de habitantes) é a mais antiga.




A margem do mar mediterrâneo dedicou-se à atividade marítima e comercial: por isso, é hoje, o maior porto comercial. É uma cidade cultural, e de fato foi eleita Capital Europeia da Cultura.

É também é considerada a cidade da arte e da história. 

O Hino nacional da França, La Marseillaise, tem este título por causa das tropas revolucionária dessa importante cidade.

Pronto para passear pelas ruas da metrópole?  

Começamos pelo bairro Le Panier, o mais antigo, é cheio de pequenas ruas estreitas e íngremes, com muitas lojas e elegantes restaurantes e cafés. É o coração antigo de Marselha, a típica Vielle Ville da Riviera Francesa.

A cidade é um exemplo de multiculturalismo e dinamismo.

Admiramos a vista do Porto Velho, no promontório Fort Saint-Nicolas, e visitamos a Notre-Dame-de-la-Garde, o mais importante dos marcos da cidade, localizado no topo na colina.




Desde Marselha, começamos nossa jornada de descoberta da fascinante Aix-em-Provence, mergulhamos na história de Avignon.

 Suas muralhas medievais baixas cercam a cidade antiga, fechando em um ângulo que acompanha a curvatura no rio Ródano. Em um tour especial, visitamos as encantadoras cidades/vilarejos de; Isle-Sur-La-Sorgue, Gordes e Roussillon, que mostraremos em outras postagens.

As magistrais cores de Provença atraíram muitos artistas.

O pequeno porto de L’Estaque, no final na baía de Marselha, foi um refugio para Renoir, Braque, Dufy e Cézanne, que pintaram muitos ângulos da agua em todas as estações.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

FUNCHAL

DESEMBARCANDO EM FUNCHAL

É a Capital da Ilha da Madeira, uma das cidades mais ricas de Portugal. Possui desde um centro histórico charmoso, típico das cidades portuguesas, as avenidas à beira-mar repleta de hotéis, como os balneários europeus. Funchal fica cercada pelo oceano e por montanhas e possui um clima agradável durante todo o ano. Centro turístico, comercial e cultural da ilha, Funchal também é famosa pelo seu vinho e artesanato.

Possue quase 112 mil habitantes, foi importante porto de desembarque para os navios que iam até às Índias  e ao novo mundo e era conhecido pela riqueza de seus mercadores. Hoje, Funchal é uma cidade moderna, localizada em uma área única, onde a conformação geológica cria um anfiteatro natural, partindo do porto e chegando até os 1200 metros das duas encostas mais altas.

O centro da cidade é bastante agradável para explorar a pé, onde você pode apreciar as vistas e os sons da cidade.

Diz-se que a capital da Madeira, com cinco séculos de existência, foi denominada "Funchal" devido à abundancia da erva-doce (funcho) que ali crescia.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

BEM-VINDO A LISBOA PORTUGAL


BEM-VINDOS A LISBOA


A bordo do transatlântico seaview, que nos trouxe desde a cidade francesa de Marselha (até ao Brasil) em uma jornada de vinte dias, pude contemplar, ao passar sob a ponte 25 de abril, cuja altura é de 70 metros, o embarque em movimento, do piloto (prático), que nos levou até o Rio Tejo. Trata-se de um Rio, que atravessa cidade de Lisboa/Portugal, levando-nos até o Terminal de Cruzeiros, onde atracamos de forma majestosa.

A cidade fica na parte ocidental da Península Ibérica, perto do estuário do Rio e, além disso, a parte mais ocidental da sua área urbana é a área geográfica mais ocidental da Europa Continental.
A cidade fica em sete morros: São Jorge, São Vicente, Sant’ana, Santo André, Chagas, Santa Catarina e São Roque.


DESCUBRA LISBOA!



É uma cidade charmosa e deslumbrante. Você poderá visitar seu centro histórico bem pequeno facilmente em um dia, (período em que o navio fica atracado), perdendo-se nas ruas estreitas do bairro de Alfama.

Construída numa série de colinas com vista para o amplo estuário do Tejo. Lisboa é a capital mais ocidental da Europa e a única que oferece vista para o Oceano Atlântico.

Visite o espetacular castelo de São Jorge: de estilo mourisco, seu muros em ruínas tem vista para outra colina, o Bairro Alto, famoso por seus bares e por sua vida noturna. (Como já estive por lá varias vezes, descrevi esse deslumbramento em crônicas que foram exibidas em sites portugueses) e em formatações em meu site: 


A torre de Belém é o símbolo de Lisboa: localizada no Rio Tejo, o monumento apresenta janelas de estilo manuelino e escadaria adornada com arcos e símbolos decorativos em memória da exploração portuguesa ao Novo Mundo.

Apresentando um estilo gótico tardio, o Monastério dos Jerônimos foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade.



QUEM NÃO VIU LISBOA, NÃO VIU COISA BOA.
Proverbio português.

Clique na frase e será remetido ao meu site, com fotos e crônicas de viagens realizadas mundo afora

EMBORNAL DE PANO E O FORD BIGODE

Embornal de Pano  E O FORD BIGODE Assistindo a um noticiário televisivo que conclamava as pessoas a prestigiarem a inauguração de um museu...