Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

segunda-feira, 15 de abril de 2019

BEM-VINDOS A GÊNOVA


BEM-VINDOS A GÊNOVA


Durante a manobra de chegada ao porto de Gênova, no lado esquerdo do navio avistamos as estruturas da feira que estava apresentando o “International Boat Show”, e logo alcançamos as luzes que delimitam a entrada do porto, levou-me a refletir o significado de um texto de Francesco Petrarca, enaltecendo a cidade portuária.


“Você verá uma majestosa cidade, posicionada em uma colina, que tem orgulho de seus homens e paredes cujas características a tornaram a dama do mar”

Conhecido por este nome na antiguidade, no auge de seu poder, este porto Mediterrâneo vai surpreender a todos com seu ecletismo. O mar é o protagonista nesta cidade, uma série de altos e baixos através de vielas medievais alinhadas com elegantes edifícios dos séculos XVII que hoje abrigam museus e galerias de arte.


Tem sido influenciada pelo multiculturalismo, mas ainda está firmemente enraizada em suas tradições.

Renomada por sua culinária, uma mistura de texturas e sabores da região que vão desde vegetais ao peixe, e que conquista até os paladares mais exigentes.

Percorremos mais uma vez a magnífica Catedral de San Lorenzo, consagrada pelo Papa Gelásio II, que o fez no final de sua conclusão.


Visitamos o histórico Palazzo Ducale, sede da antiga República Marítima. O aquário na beira-mar assemelha a um gigantesco transatlântico. São 70 tanques cheios de criaturas marinhas vivas de todos os principais habitats do mundo. Tem como pano de fundo, uma caravela que está ativa como se fosse um museu a céu aberto.


Uma das curiosidades sobre Gênova é o PESTO, uma das mais famosas criações da cozinha genovesa, feito da mistura de manjericão fresco, pinólis, sal, óleo extra virgem de oliva e queijo parmesão ou pecorino ralado. Embora esteja se tornando cada vez mais famoso no mundo, todos que lá estiveram e puderam apreciar, irão perceber que provaram um autêntico, com ingredientes frescos locais.



Na volta ao transatlântico, vimos o embarque do piloto local, que conduziu o navio até longe do porto, para que o comandante e sua equipe começasse a nos levar na rota sul-oeste para Barcelona.  


Nenhum comentário:

OS MESTRES DA SABEDORIA E COMPAIXÃO

Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela ind...