Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

terça-feira, 13 de agosto de 2024

A "PRACA"


A PRACA OU PLACA?

Durante muito tempo sempre tive vontade de passar uma pequena temporada em um hotel fazenda. Pesquisei na internet e sites especializados e deparei com uma que estava dentro das nossas pretensões.

Fizemos as malas e rumamos para a cidadezinha a procura do local.

Conforme o panorama ia se mostrando, estávamos sempre olhando o GPS do carro, para acompanhar o trajeto. 

Depois de algumas horas, a tela nos mostrou e com aquela voz feminina informando que deveríamos seguir por uma estrada de terra. 

De repente, encontramos um menino só de calção com uma vara de pescar e paramos para perguntar, - Onde fica o Hotel Fazenda chamado " O Último Berro" - Sei não seu moço, eu só vou pescar no rio ali adiante.  - Não tem por aqui um hotel antigo que hospeda pessoas? - Ospeida? Oque é isso? Não sei, só vou pescar e levar os peixes lá para a dona do casarão, -Vocês vão lá? é tudo mal-assombrado, meu pai trabalhou lá e quebrou as pernas quando saiu correndo com medo do fantasma do antigo dono que na ocasião possuía muitos escravos; era o seu Biguá Dente de Ouro. Agora meu pai trabalha na oficina que conserta carros, é ali mesmo, um tírio de espingarda, onde eu moro.

Demoramos para achar, notamos tudo aquilo muito estranho, seria o local mesmo assombrado? Estava meio deserto.

Antes de chegar passamos por uma pequena propriedade que mantinha na frente uma porteira, mas sem a parte que abre e fecha, somente dois mourões que deveria sustentá-la.

Em cima de um desses mourões, notamos uma placa informando que aquele local "seria" uma oficina de conserto de carros, devia ser do pai daquele menino da estrada.

Achei pitoresco e me atrevi a fotografar pois era de uma aberração incrível. Quando cheguei perto, um cachorro enorme veio em meu encontro e quase me mordeu, corri de volta para o carro e não consegui obter a foto. 

Fiquei com dizeres da placa na mente e agora reproduzo mais ou menos o que eu entendi e guardei na memória.

 A PLACA 



No dia da chegada ao casarão/hotel perguntamos a uma funcionária se sabia daquela propriedade, a placa etc. Lá era o local em que o Coronel Dente de Ouro maltratava os escravizados,  -Vocês viram o Dente, dizem que é ele que vem assustar a noite os nossos clientes, mas também  morreu, por isso, dizem que aqui é mal-assombrado e que o coronel e o seu neto em noites de lua cheia, vem espantar os nossos fregueses com aquele sorrisinho refletindo no dente a imagem do carro que caiu em uma ribanceira e ele morreu, por lá, naquela ocasião, o neto dele  consertava os carros, lá não existe mais ninguém. 

Nota do Autor
Lendas e mitos urbanos são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista muitas vezes com elementos de mistérios ou também com temas horripilantes, amplamente divulgadas pelos personagens da velha guarda, de forma oral, que constituem um tipo de folclore moderno. 

                  ...........................................................................

Veja outros contos e crônicas clicando no link abaixo:

Toninho Vendramini Slides - Sergrasan

Nenhum comentário:

A "PRACA"

A PRACA OU PLACA? Durante muito tempo sempre tive vontade de passar uma pequena temporada em um hotel fazenda. Pesquisei na internet e sites...