Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

A NOITE DAS ZANZARAS

A NOITE DAS ZANZARAS




Em uma de nossas viagens para Europa, vivendo pela Itália, na cidade de Milão (Milano), ficamos hospedados em um belo hotel um pouco retirado do centro. 

Em uma das noites, ao regressarmos, encontramos uma aglomeração nas imediações e no próprio hotel, soubemos tratar-se de vários artistas de um festival internacional da canção que estava sendo realizado próximo ao local, e ali estavam hospedados. 

Já no dia anterior, no café da manhã, havia o som de vários idiomas sendo falados no saguão, perguntamos e soubemos tratar-se dos artistas que apresentar-se-iam no tal festival. 

Fomos até a recepção e recebemos a programação do evento, notamos artistas de fama mundial, na noite anterior apresentou-se Celina Dion. 

Para a nossa surpresa, notamos que naquele dia apresentar-se-ia uma artista brasileira, a Vanessa Da Mata. Fizemos nossas reservas e chegando o momento de deslocarmos ao local, a recepção enviou um taxi para nos levar. 

O motorista, uma pessoa espalhafatosa e falante como todo bom italiano, começou a falar das ZANZARAS? Achei que era algum inseto perigoso, e assim, fomos picados, deixando o local em vermelhado e dolorido, raivosos deixamos um pqp no ar. 

Despedimo-nos e combinamos que nos levaria após os shows, o retorno ao hotel. Durante a apresentação, vimos muitos brasileiros que residem por lá, e, juntamente com minha esposa, trocamos impressões sobre a ausência do Brasil, pois, como nós, estávamos bastante tempo fora. 

Terminado o show, chamamos o motorista que nos levou e fomos conversando; durante o trajeto, recebemos novamente, muitas picadas de insetos, ele falou que eram as ZANZARAS, e que estavam infestando o local e naquele verão, mais forte, para nós parecia algum tipo de abelha.

O QUE SERIAM AS ZANZARAS? Chegando ao hotel percebemos um bate bola no gramado do jardim do hotel, muito bem cuidado, e o que se viu foi várias pessoas falando alto, chegando mais perto, ouvimos algumas palavras conhecidas, eram brasileiros! O grupo baiano OLODUM, que se apresentaria no dia seguinte.  Conversamos, fotografamos com os componentes (não tenho autorização para colocar as imagens) e, logo atrás, chegou o gerente do hotel – gesticulando! - (schifosos, farabutos), pois estavam estragando o jardim e a fachada do hotel carimbada pelas bolas na parede, dos cantores/pseudos jogadores baianos do Olodum.

Depois se recolheram e foram para o saguão e lá fomos também, perguntamos se estavam chegando do Brasil, disseram-nos que vinham do Japão, pois havia dois grupos, um atuava no Brasil e outro, (eles) - pelo mundo afora. Na conversa, recebemos mais algumas daquelas picadas, eles, no linguajar nosso; Fdp, lazarento etc. Um deles falou, -Isso vai dar um samba. 

Disse-lhes que eram as ZANZARAS e eles riram muito e logo em seguida, compuseram um samba e letra com o nome ZANZARA, daí, era zanzara para cá, para lá, e o batuque varou noite adentro e o nome do samba foi: A NOITE DAS ZANZARAS, a letra era horrível, só palavrões. 

Essa foi mais uma das situações engraçadas em mais uma de nossas viagens. 

Palavras italianas com minha tradução, citadas no texto: 
ZANZARAS = MOSQUITOS? 
SCHIFOSO = SEM VERGONHAS, NOJENTOS. 
FARABUTO = MAFIOSOS, CANALHAS.


Acesse o link abaixo meu site com formatações.


A NOITE DAS ZANZARAS

A NOITE DAS ZANZARAS Em uma de nossas viagens para Europa, vivendo pela Itália, na cidade de Milão (Milano), ficamos hospedados em um belo h...