Um Abraço ao Rio de Janeiro
Principal cartão-postal do Brasil, a estátua do Cristo fica no alto do morro do Corcovado, o ponto mais alto do Rio.
Foi esculpido em pedra-sabão e concreto.
Foi esculpido em pedra-sabão e concreto.
A imagem tem 38 metros de altura. Foi encomendada em comemoração aos 100 anos de independência do país, completados em 1922, para que pudesse abençoar toda a Baia da Guanabara com seus braços abertos.
O Cristo começou a ser construído em 1921, a partir do projeto criado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, com desenho final do artista plástico Carlos Oswald.
A execução da escultura ficou sob a responsabilidade do estatutário francês Paul Landowski.
Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. A ideia era que o cientista italiano Guglielmo Marconi acendesse as luzes refletoras às 19 horas daquele dia, diretamente de Roma na Itália, via telegrafo.
No entanto, devido ao mau tempo, as luzes tiveram que ser ligadas manualmente. A estatua é alcançada por uma estrada de ferro, que sobe pela encosta do morro. Ao final, uma escadaria de 220 degraus conduz ao pedestal onde a imagem se apóia e a uma pequena capela.
Do alto tem-se uma das mais encantadoras vistas panorâmicas do mundo. No inicio de 2003, foram inaugurados três elevadores e duas escadas rolantes para facilitar o acesso ao Cristo aos que não conseguem subir as escadarias.
Vista Panorâmica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário