Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

quarta-feira, 10 de abril de 2019

BASÍLICA SÃO PEDRO EM ROMA




templo sagrado para católicos e amantes das artes


Em Roma, é a mais importante igreja para os seguidores. Erguida no mesmo lugar onde, no século I, o apóstolo Simão Pedro foi martirizado e enterrado, é a porta de entrada para o Vaticano e centro do poder do catolicismo. Dali, o papa manda suas mensagens para mais de 1 bilhão de fiéis seguidores em todo o mundo, lá também, os santos são beatificados e as principais decisões sobre os rumos da religião são tomadas. Com uma área de 15 mil metros quadrados, tem capacidade para 60 mil fiéis.  

Seu desenho atual é fruto de quase 180 anos de obras e embelezamento entre séculos 15 e 17, ali, trabalharam artistas ilustres do renascimento, como Bramante, Rafael e Michelângelo.

Foi este último, por exemplo, quem projetou a cúpula central, com 119 metros de altura e 42,4 de diâmetro. No interior estão expostas obras-primas como a Pietá, do famoso escultor, e o majestoso baldaquino de bronze (parecida como uma tenda que envolve o altar) idealizado pelo magnifico artista Bernini.

Para os fiéis, no entanto, a principal atração, continua a ser a cripta sob o altar, onde fica o túmulo de São Pedro, o primeiro papa do cristianismo e herdeiro direto dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Foi erguida no mesmo local, onde, no século 4, o imperador romano Constantino havia ordenado a construção de uma igreja para proteger as relíquias de São Pedro.
PIETÁ

Original em Roma

Réplica catedral de Brasilia. 

A escultura da Virgem Maria segurando o corpo de 

Cristo, logo após a sua crucificação, é considerada uma 

das mais belas obras do mundo. 

Exposta há cinco séculos numa das capelas da Basílica, atrais centenas de milhares de turistas todos os anos e tem servido de inspiração para muitos artistas. Batizada por Michelangelo de Pietá, que quer dizer “piedade” em italiano, a estátua foi esculpida em um grande bloco de mármore branco em 1499, quando o artista tinha apenas 25 anos. 
A profunda serenidade nos semblantes da Virgem e de Cristo, a perfeição dos detalhes do corpo despido e languidamente apoiado no colo de sua mãe, comoveram o próprio artista, que, envaidecido por sua obra-prima, gravou seu nome no mármore de uma escultura. 


Nenhum comentário:

OS MESTRES DA SABEDORIA E COMPAIXÃO

Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela ind...