sexta-feira, 27 de julho de 2012

VENEZA...PONTES E ESTAÇÕES...

 
É uma cidade Italiana deslumbrante, situada na bela região do Vêneto, conhecida pela sua historia, onde os canais majestosos dão um toque de magia e encantamento. Possui também vários museus e monumentos. Seu nascimento surgiu de um arquipélago no noroeste do mar Adriático.

Reina absoluta como uma das mais importantes da Europa, com uma trajetória rica e um império na época de influencia mundial, comandada pelos seus Doges, uma espécie de líder, com poder absoluto, como o de mandar prender e matar as pessoas que atrapalhassem seus interesses, tranca fiando-os na famosa Ponte dos Suspiros, de onde eram levados ao calabouço, tendo suas cabeças decepadas pelo carrasco, dando ali, o “último suspiro”, por isso, a ponte leva esse nome.
 
Da imensa praça, denominada de São Marco, vislumbra-se a imensa basílica. Em seu alto, estão postados quatro imensos cavalos de bronze, que dominam o panorama, parecendo ao longe, estarem sempre trotando com as patas ao ar e envoltos por nuvens, dando a impressão que estão presentes em todas as estações do ano.

Dos muitos monumentos e locais turísticos, a Ponte de Rialto é uma atração imperdível, situada sobre o imenso canal, onde, por suas águas, percorrem todos os tipos de embarcações.

É muito conhecido nas artes o Festival de Cinema, a grande Bienal, a Regata Histórica e o Carnaval, com moradores e turistas vestindo imponentes fantasias da época. À noite imperam os cassinos, onde os jogadores disputam fortunas, ao som de pequenas orquestras medievais, e ao lado de belas mulheres. Alguns poucos que conseguem ganhar deixam para a Prefeitura pesados impostos.

Os passeios diurnos e noturnos sobre as gôndolas proporcionam aos casais emoções e êxtase que, ao som de músicas tradicionais cantadas pelos gondoleiros, trocam beijos apaixonados.
 
Ali nasceram vários Papas, arquitetos, pintores e também o Mestre Antonio Vivaldi, onde viveu por vários anos, compondo a imortal “Quatro Estações”.
 

VERÃO...

Diviso ao longe sobre um vaporetto a bela Rialto

Ponte de pedra em arco


Caminhos de uma época

Rumo à Basílica de São Marco


Paisagem delirante e inebriante

Inspiração de pintores e grandes amores


Por suas águas passam gôndolas

Transportando casais apaixonados

Com suaves suspiros e som contagiante...


Procissão de gondoleiros

Transportando personagens

Mascaras e trajes do glorioso passado

Ao carnaval e ao Festival de Cinema

Histórias contadas da cidade dos Doges...


INVERNO...


Mãos trêmulas no gélido ar.

 Sopra forte e cortante o vento europeu.

Recôndito... Esfrego as mãos ao pé da lareira.

Lá fora, cai uma neblina fina.

Parecendo uma garoa sobre o chão nevado...

Olho essa paisagem sobre uma vidraça embranquecida


Na sala atapetada, bate forte o coração.

Ouço o som suave e cadenciado de uma gravação...

É Vivaldi com o tema Inverno das quatro estações. 

ANOS DOURADOS DE UMA ÉPOCA VIVIDA

ANOS DOURADOS  DE UMA ÉPOCA VIVIDA Repassando algumas fotos e recortes de jornais, armazenados em uma caixa de papelão no meu...