Conheça lugares mundo afora lendo o meu blog

CURIOSIDADES DOS MAIS DIVERSOS LUGARES DO MUNDO






UMA DIFERENÇA ENTRE PALAVRAS PARECIDAS


No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito " é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus "


O problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. 

A idéia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?




CANGURU

Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia " Kan Ghu Ru ", e portanto o adaptaram ao inglês, "kangaroo" ( canguru ).
Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro:
os indígenas queriam dizer: "Não te entendo ". 
..............................................................

DOM PEDRO I
Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada "PEDRO IVO". Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D.Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como "Pedro IV" (quarto).

Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um "O" no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser... 

ESTÁ TUDO BEM

Durante a Guerra de Secessão, nos Estados Unidos, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "O Killed" (zero mortos) 

Daí surgiu a expressão " O.K. ". Para indicar que tudo está bem.

ESPÉCIES DIFERENTES DE PEIXES

Estima-se que os oceanos do mundo abrigam incríveis 20.000 especies diferentes de peixes. Vivem nas mais diversas profundidades e em temperaturas muito diferentes. Mas quase todos, estão sob ameaça. Em 2016, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 89% das unidades populacionais estão totalmente pescadas ou sobre pescadas.  

MALÁRIA


A Organização Mundial da Saúde calcula que mais de 200 milhões de pessoas tenham sido infectados e cerca de 600 mil tenham morrido.

É uma doença causada por parasitas. Seus sintomas incluem febre, calafrios, suor excessivo, dor de cabeça, dores do corpo, náusea e vômito. Às vezes os sintomas se repetem a cada dois ou três dias, dependendo do tipo de parasita envolvido e de quanto tempo a pessoa tem a doença.

É transmitida na corrente sanguínea de uma pessoa através de uma picada da fêmea do mosquito Anopheles.  


Crianças e mulheres grávidas correm mais risco de ficar gravemente doente ao contrair malária.

Somente na África, uma criança morre a cada minuto por causa da malária.

Em casos raros, pessoas contraem a doença por meio de transfusões de sangue.
...................................................................

A MANDÍBULA DO CROCODILO


Entre todos os animais que existem hoje, o crocodilo tem a mordida mais poderosa já medida. Pode ter três vezes mais forte que a de um leão ou um tigre. Mesmo assim, a mandíbula do crocodilo é incrivelmente sensível ao toque - até mais  do que a ponta de um dedo humano. Como isso é possível, considerando que tem um couro muito duro?

Ela é coberta de milhares  de saliências que agem como sensores e contem uma quantidade enorme de terminações nervosas. 

Depois estudá-las, o pesquisador Duncan Leith observou  que "cada uma das terminações nervosas sai  de um orifício do cranio", o que protege as fibras  nervosas.

 Em alguns pontos, a sensibilidade resultante vai alem  do que os instrumentos podem medir. Assim, o crocodilo consegue perceber se o que está em sua boca é comida ou não. 

Por isso, uma mãe crocodilo pode carregar seus filhotes na boca sem esmagá-los acidentalmente. A sua mandíbula é uma combinação surpreendente  de força e sensibilidade.   

.....................................................................

ROMANOS NAS TERRAS DE BUDA

VASOS DESCOBERTOS NA ÍNDIA SURPREENDEM OS ARQUEÓLOGOS

As evidências de que civilizações da Antiguidade mantinham contato mais fortes do que se pensa fortaleceram-se ainda mais.

Arqueólogos da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram fragmentos de ânforas romanas - vasos utilizados para guardar vinho e outros líquidos - na costa sudeste da Índia. 

Foi a primeira vez que objetos desse tipo foram achados nas terras de Buda.

As cerâmicas datam do primeiro século a.C. ao primeiro d.C.

São um forte indício de que as rotas de comércio romanas foram  mais longe do que contam os atuais livros de História.    


UM  RAIO  X  DA  MÚMIA
 O museu Britânico, em Londres, oferece aos seus visitantes uma viagem ao passado por meio de uma tecnologia inovadora. Uma grande tela curva permite  a visualização tridimensional do corpo mumificado de um importante sacerdote egípcio. A múmia de Nesperennub tem 3 mil  anos e está no museu londrino desde 1899.
O passeio dura pouco mais de 20 minutos e revela detalhes como a provável causa da morte do egípcio. Assim fica difícil descansar em paz.   


O PESCOÇO DA FORMIGA

Engenheiros mecânicos ficam impressionados com a habilidade da formiga de levantar cargas muito mais pesadas do que ela mesma. Para entender como ela consegue isso, engenheiros da Universidade do Estado de Ohio, EUA, criaram modelos em computador para estudar como funciona o pescoço da formiga, bem como sua anatomia e propriedades físicas. Eles criaram esses modelos usando imagens transversais de raio-X e simulações que medem a resistência do pescoço da formiga.

O pescoço é uma parte importante da formiga, pois precisa suportar todo o peso da carga que ela carrega na boca. Ele contem tecidos moles que se ligam ao exoesqueleto do corpo e da cabeça como se fossem entrelaçados. Um dos pesquisadores diz: " O formato e a estrutura dessa ligação são importantes porque mantem mais forte a junção entre a cabeça e o pescoço e o corpo e ajudam  o pescoço a suportar enormes cargas" Os pesquisadores acham que  entender bem como o pescoço da formiga funciona vau ajudar a projetar mecanismos robóticos mais  eficientes.   





FIGA
A maioria dos especialistas acredita que a figa representa o órgão genital feminino. Os gregos antigos usavam-na para quebrar feitiços, achando que  a exibição sexual distrairia os espíritos maus dos atos destrutivos. Mais tarde, estendeu-se o seu significado para sorte em geral - ainda hoje a figa é usada como amuleto aqui no Brasil e em Portugal. Na Itália medieval, a figa era um simbolo de desprezo tão forte que até motivou uma guerra: em 1228, os homens da cidade de Pistóia colocaram dois grandes braços de mármore fazendo figas sobre uma torre apontada para Florença, cidade inimiga. Os florentinos, injuriados, foram até lá destruí-las. Aos brasileiros viajantes, cuidado: na Holanda Dinamarca e Alemanha, ela é interpretada como um convite ao sexo; e os franceses, gregos e turcos consideram o gesto um insulto. 


ESPORTES



Você já se perguntou de onde surgiu a palavra "esporte"? Suas origens advêm da expressão francesa desport que significa passatempo, recreação ou prazer, e do latim deportare, que significa levar embora, retirar, no sentido de afastar a nossa atenção dos assuntos sérios.
  
POSITIVO

Acredita-se que esse gesto vem do tempo dos gladiadores romanos. O imperador perguntava à plateia  se o lutador merecia viver ou morrer, e todos demonstravam a sua vontade apontando o polegar para cima se quisessem poupá-lo, ou para baixo, se achassem que deveria ser morto. 
  
APERTO DE MÃO


Não há lugar no mundo onde não se usa o aperto de mão. Desde os tempos do rei Salomão já existem relatos sobre esse gesto, também mencionado na Ilíada de Homero. Naquela época, era uma forma de demonstrar confiança mútua, simbolizando que nenhum dos dois portava uma arma. Porém, por séculos foi inaceitável  que pessoas de classe baixa apertassem as mãos uma das outras - esse era um gesto reservado aos abastados.  Com a democratização do Ocidente, virou um hábito comum entre ricos e pobres. Há diferenças regionais interessantes: nos Estados Unidos espera-se que o aperto seja firme, olho no olho. Já na Ásia, o contato do olhar é considerado agressivo. Nos países islâmicos, homens não podem tocar mulheres que não sejam próximas. Lá, o aperto de mão entre pessoas de sexos diferentes é considerado um tabu.   


O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE?

Onde você pode achar as respostas para essas perguntas? Se for a biblioteca ou livrarias, talvez encontre milhares de livros afirmando ter as respostas. Mas com frequência um livro discorda do outro. 

Alguns parecem estar certos por um tempo, mas logo ficam desatualizados, e precisam ser revisados ou substituídos.

A maioria das religiões ensina que algo dentro das pessoas continua vivendo depois da morte do corpo. Algumas dizem que os mortos podem prejudicar os vivos e que Deus castiga os maus, condenando-os ao tormento eterno num inferno de fogo.

A BÍBLIA ensina que ao morrer, os humanos deixam de existir. " Os mortos...nãos estão cônscios de absolutamente nada", diz Eclesiastes; visto que os mortos não sabem de nada, não sentem nada nem podem fazer nada, eles não podem prejudicar - nem ajudar - os vivos. 



BALEIA CORCUNDA



Uma baleia-corcunda adulta é maior e mais pesada que um ônibus. Ainda assim, esse mamífero gigante é incrivelmente ágil ao mergulhar e fazer curvas. Como consegue ser tão ligeira? Parte do segredo está nas saliências de suas nadadeiras. Elas são bem grandes (chamada tubérculos) na borda frontal de suas nadadeiras. Quando nada, a água flui sobre elas  formando um grande número de vórtices. Essas saliências canalizam o fluxo de água e criam turbulências. Esse efeito proporciona mais força de sustentação à baleia, permitindo que ela incline bem suas nadadeiras sem perder sustentação. 







PORQUE O MARIDO TRABALHA PARA A FAMÍLIA DA ESPOSA?

Em 1501, quando exploradores espanhóis chegaram ao Panamá, eles encontraram vários povos indígenas, alguns dos quais ainda existem, como os Gunas (antes chamados de Kunas). Muitos vivem nos territórios do arquipélago San Blas e ao longo da costa banhada pelo Pacífico perto da fronteira com a Colômbia . Ali, eles caçam, pescam com canoas e plantam o próprio alimento. Na cultura Guna, quando um homem se casa, ele vai morar com a esposa e os parentes dela e, a partir de então, trabalha para eles. Ele só poderá morar em outro lugar com a esposa depois que ela tiver  uma filha. Daí o casal poderá formar sua própria família. 

QUE FOME..
Enquanto passar a mão na barriga significa "estou com fome" na maior parte do mundo (como se estivéssemos aliviando a dor no estomago por falta de comida), nos países da Europa Central pode dar a entender algo completamente diferente. Lá, o gesto é usado quando alguém esta se deliciando com a má-sorte do outro.


OBSERVANDO O MUNDO

Um relatório publicado pela Associação de Padres Católicos, da Irlanda, indica que 87% dos católicos entrevistados nesse país acreditam que os padres deveriam ter permissão para casar; e 77% acreditam que a ordenação de mulheres deveria ser permitida.

AINDA HÁ TEMPO PARA SALVAR O PLANETA?



Após a segunda guerra mundial, o mundo entrou na chamada grande aceleração, um período de muitas mudanças. Em mais ou menos 70 anos, houve grandes avanços nas tecnologias de transporte, de comunicação e outras, que por sua vez causaram mudanças nunca vistas na economia. Muitos hoje levam um padrão de vida que antes se considerava impossível. E, nesse meio-tempo, a população da Terra quase triplicou. Mas tudo isso tem um custo. As atividades humanas estão sobrecarregando os ciclos naturais da Terra. De fato, alguns cientistas dizem que estamos vivendo numa época geológica chamada de Antropoceno - um período em que os humanos  causam danos cada vez maiores ao planeta. 



PARE!

Desde os romanos já se usava a mão espalmada em direção ao outro para impedi-lo de fazer o que quer que seja. Há uma exceção: na Grécia, com esse gesto, uma pessoa está dizendo: " Vá para o inferno!" Isso porque no Império Bizantino a população punia os criminosos esfregando sujeira em seus rostos com as mãos.  


CURVAR-SE
No japão, ainda hoje as pessoas se curvam como uma forma de comprimento. Há regras rígidas sobre como fazê-lo.
Quanto mais a pessoa se abaixa, mais formal é o gesto. Se um dos dois tiver status mais baixo que o outro, o costume manda que o primeiro abaixe o tronco num ângulo de 30graus. Os japoneses consideram rude se um estrangeiro curvar-se demais diante de alguém com menos status, por mais que tenha boas intenções.


CAÇA AO URUBÚ

Uma prática de três mil anos pode diminuir o número de acidentes provocados por aves nos aeroportos do Brasil. O IBAMA já autorizou o uso da falcoaria - o treinamento de aves de rapina, como falcões,, águias e gaviões - para espantar outras espécies que permanecem nas proximidades.
São urubús, quero-queros e pardais,  que costumam colidir com aviões e causam impactos cuja força chega a equivalente a cinco toneladas.

O QUE É UM MILAGRE?
faz sentido acreditar?
É um acontecimento que transcende todas as forças humanas e naturais conhecidas, e que geralmente é atribuído a algum  tipo de poder sobrenatural.


O REI DOS RELÓGIOS


Quando um incêndio destruiu o Palácio de Westminster em 1834, os políticos da Grâ-Bretanha lançaram uma competição: quem apresentaria o melhor projeto para um novo prédio do Parlamento? A proposta vencedora, de Sir Charles Barry, foi um palácio bem elaborado em estilo gótico que incluia uma imponente torre com um relógio de quatro faces. Assim, foi solicitada a construção do "rei dos relógios, o maior que o mundo já viu".

Esse relógio é um dos pontos mais famosos de Londres, e suas badaladas distintas são reconhecidas no mundo inteiro. Ele se chama Big Ben - embora esse  nome no início se referisse apenas ao seu sino maior, de 13,7 toneladas que soa de hora em hora.

O segredo de sua pontualidade é verificada três vezes por semana, quando um técnico sobre os 300 degraus de uma escada em espiral para enrolar manualmente o cabo que segura o peso que faz o mecanismo funcionar. O pêndulo de 4 metros balança a cada dois segundos. Perto de sua extremidade superior há uma pequena borda onde ficam algumas moedas antigas. Se estiver atrasado, o técnico coloca mais uma moeda. Se estiver adiantado, ele retira uma.

Mundialmente famoso é uma maravilha da engenharia da época que se mantém presente até os dias de hoje. 


GRAFOLOGIA
É um método completo sobre a arte de descobrir o caráter pela escrita. Estudo interessante e muito útil para os que tratam da vida comercial e são obrigados a depositar confiança nos que os rodeiam.

Nenhum comentário:

A CIÊNCIA ADIVINHATÓRIA

Desde os tempos imemoriais, tem o homem procurado antever os efeitos de origem física, biológica e de inúmeras outras, surpreendendo as leis...